.o japão que renasce.

Março de 2013. Dois anos recém completados de uma tragédia que abalou o mundo. Um tsunami, causado por um terremoto, atingiu o Japão, destruindo casas, ruas, cidades e devastando vidas. Aos japoneses restava apenas assistir, impotentes, todo o trabalho de uma vida ser varrido pelas águas como papel.

Apesar de todos os problemas, o que eu mais admiro nos japoneses é a capacidade que eles tem de aprender com as tragédias e renascer mais fortes ainda. Foi assim com as guerras, DUAS bombas atômicas, com os próprios terremotos e desastres naturais com os quais convivem e agora a tragédia de Fukushima. Esse espírito samurai guerreiro está na animação “Blossom”, de Yutaka Yamamoto. O vídeo mostra a reconstrução do país depois da tragédia. A trilha sonora é assinada pela banda de rock islandesa Sigur Rós. Difícil não se emocionar.

Ainda sobre a tragédia no Japão, o CQC fez um excelente “Documento da Semana” traçando um paralelo entre o desastre que aconteceu no país em 2011 e as mortes causadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro no mesmo ano.

Numa relação entre irmãos, quando o mais velho cai de bicicleta, ele chora, sente a dor do machucado mas rapidamente se recupera e sai pedalando novamente. Já o mais novo, continua sentado no mesmo lugar, como se o mundo tivesse acabado.

Olhando para o exemplo dos japoneses, dá pra ver com clareza que eles estão se levantando, enquanto nós, continuamos sentados, sentindo dor e chorando, apenas lamentando os erros do passado.

Anúncios

Um comentário sobre “.o japão que renasce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s