.Ah!! Jornalista?! Você vai apresentar o Jornal Nacional?.

960720hdtv_2009_08_31_20_18_09_1111113_size90088

Bom, esse texto que escrevi para o “Coluna7” não é uma história real nem aconteceu com um amigo de um amigo meu, mas é baseado nas perguntas mais frequentes que nós, estudantes de jornalismo, ouvimos. SIM!!! VOU APRESENTAR O JN!!! Mas e se eu quiser apresentar o BOI NEWS no Canal do Boi? Hã? Hã? Hã? hsuahsuahushaushasa

Depois de 3 horas de viagem, aceno para o táxi, ele para e eu entro. Para a minha surpresa, não se trata de um taxista mas sim de uma taxista. A mulher, na faixa de seus 38 anos é simpática, sustenta um sorriso no rosto e sabe como tratar os passageiros. Aproveitando a oportunidade de uma conversa em potencial, sento-me no banco do passageiro. Ao contrário do comportamento comum da maioria dos taxistas , ela parece não se intimidar com a minha presença ali. Embora estivesse cansado, não pude deixar de reparar em um item que não era muito comum em táxis (pelo menos nos que eu tinha pegado). Era uma tv portátil, daquelas bem pequenininhas sabem? Ficava ao lado do porta moedas. “Pronto”, pensei “Achei o gancho de que precisava”.

– O que é isso aqui? , perguntei mais para começar o assunto do que propriamente saber para que servia o objeto.

– Ahhhh isso? É  a minha tv portátil.

– A senhora gosta?

– Sim, sim!!! Adoro. Não posso perder nem as minhas novelas nem o jornal.

– Ah, quer dizer então que a senhora assiste jornal? Olha só…Que bom.

– É sempre bom ficar bem informada né? Apesar de que jornal muitas vezes só traz coisa ruim…É morte, corrupção, violência…

– É…Não é fácil dar boas notícias o tempo todo. As pessoas desconfiariam…hehehe…

– Tem razão…hehe..

– Mas não é culpa nossa. Apenas damos a notícia.

– Você faz o que?

– Eu? Bom, eu sou estudante de jornalismo.

– Ah é?

– É sim.

– Ah, então quer dizer que vai trabalhar na Globo no JN né?

– É uma possibilidade…Mas não é tud…

– Que chique! Quando estiver lá não esquece que eu uma vez te levei pra sua casa…Meu nome é Edillene. Com dois “l´s”.

– Tudo bem…Mas é que o jornalismo não é só t…

– Ai, eu acho aqueles dois tão chiques. O William e a mulher dele. Qual é o nome dela mesmo?

– Jornalismo não é só tv e também não só apresentação. Tem muita gente que rala pra caramba pra colocar o jornal no ar. Eles mesmos. Não sentam lá e simplesmente apresentam. – tentativa vã Raphael. Ela te ignorou e ainda ta tentando lembrar o nome da…

– Fátima!!!! Lembrei!!! É Fátima o nome dela. Mas como é bonita aquela moça não? Quem vê não diz que teve três filhos. Já ta no jornal, mas se se esforçar mais um pouquinho chega na novela.

– Mas dona Edillene, ela não é artista. É jornalista. Jornalista é jornalista. Artista é artista. (menos a Marilia Gabriela que é praticamente o Chuck Norris de saias). – ignorado de novo –

– E o tal do William não? Ai, me dá até calor!!! Aquela mecha branca é um charme… E jornalista deve ganhar bem hein? Você ta feito hein rapaz?

– Nem sempre dona Edillene…Nem sempre…Poucos ganham tanto quanto eles e…

– Ai, quem me dera trabalhar só 30 minutos, na tranquilidade, usar roupa bonita, e ganhar bem. Vidão de jornalista…

– Eles, como tantos outros jornalistas espalhados pelo Brasil, trabalham bastante dona Edillene. As coisas não caem prontas assim do céu. E embora seja uma profissão difícil, é tambem, muito gratificante. O jornalista está no centro do furacão da informação, onde as coisas acontecem. A função dele, seja em tv, rádio, internet, impresso é informar e formar o cidadão consciente…

– Hã? Desculpe. Não estava prestando atenção. Bem…Chegamos.

– Quanto deu?

– R$11,00

– Deixa eu só te perguntar uma coisa?

– Fique a vontade.

– Que horas são?

– 20h15.

– Obrigada – diz ela ajustando a tv no canal do seu jornal favorito.

– Boa noite, dizemos eu e Bonner ao mesmo tempo. Só ele, no entanto recebe a resposta dela.

Em seu carro, no primeiro intervalo do jornal, Edillene pensa: “Menino calado esse, mas acho que vai ser um bom jornalista. Pelo menos o “boa noite” ele já sabe dar”.

Deixe um comentário

