.os sapos ou the frogs – manuel bandeira (adaptado).

Os Sapos ou the frogs

Poema de Manuel Bandeira

Adaptação: Raphael M. Gnipper

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berram os sapos-bois:
– “Meu pai foi à guerra!”
– “Venceu!”, “Não venceu!” – “Foi!” – “Não foi!”.

Os sapos-tanoeiros, 
Moralistas aguados,
Dizem: – “Minha lei é certa
É bem justa e acertada.

Vede como primo
Em ser de vanguarda!
Que arte! E nunca velo 
Os números que tu guarda.

O meu verso é bom
Frumento sem joio. 
Vivo a vida com 
Alegria de apoio.

Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas…

Urra o sapo-boi:
– “Meu pai foi rei!”- “Foi!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”.

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
– A grande arte é como
Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo”.

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas,
– “Sei!” – “Não sabe!” – “Sabe!”.

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Veste a sombra imensa;

Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Os sapos todos

se acham muito espertos

Bradam resultados, calculam números

Só pensam no que é concreto.

Quanto hei de viver

Sempre vou me lembrar

De coacharia em coacharia

os sapos bobos

Se esqueceram de como é sonhar

Tem inveja é mesmo das aves

Que podem voar e voar…

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio…

Pois é Bandeira…Eu também conheço alguns…

E de tão alienados que são,  é bem capaz que nem saibam que estou falando deles…

Deixe um comentário

