Remando contra a maré…

Remando contra a maré…

Por Raphael Maéstri Gnipper

Lendo os posts anteriores dos meus colegas, em especial àquele que se refere às profissões do futuro e a remuneração dos trabalhos, eu comecei a me perguntar: Será que estou fazendo a escolha certa? Na verdade, essa dúvida não é uma exclusividade minha. Muitos, assim como eu, o Gico e o Edson, por exemplo, embora já tenham definidos o que querem fazer (Jornalismo, Engenharia e Administração, respectivamente), vez ou outra se deparam com a velha questão: Exercer ou não exercer determinada profissão? Bom, no meu caso acredito que se me deixasse levar pelas estatísticas, estaria ferrado. Provavelmnte, edossaria a lista de milhares de outros estudantes de comunicação social desiludidos… Mas felizmente, não ligo muito para números. São frios, impalpáveis, mutáveis. Não os levo muito a sério. Prefiro a prática, a ação. Mas voltando a falar sobre o mercado de trabalho…Eu não penso que serei um jornalista, ou que o Gico será um engenheiro, ou o Edson um admnistrador, ou que você será mais um no meio dos muitos dentro da sua profissão. Todos devemos pensar que seremos OS melhores em nossas áreas. O jornalista, O engenheiro, O admnistrador, O médico, O advogado, O professor…Se você vai para uma batalha pensando em perder, ou pior que isso, pensando em ser apenas mais um…É melhor desistir agora. Reme contra a maré. Ache o seu diferencial, o que te faz melhor do que os outros. Não passe pela vida de outras pessoas sem ao menos deixar uma marca.

Goulart de Andrade. Bom, você provavelmente pode não associar o nome à pessoa…Vamos ver…Que tal o bordão “Vem comigo”? Agora ficou mais fácil, não? Procurando pela internet, me lembrei da entrevista do jornalista/publiciário/ator/diretor Goulart de Andrade ao programa “Entrevista Record – Bastidores da Notícia”, com Celso Freitas. Goulart tem mais de 50 anos de carreira em jornalismo. Mais de 14.000 horas de reportagens gravadas. Achei que seria interessante postar esse vídeo aqui. Vejam Goulart, não só como um jornalista experiente. Coloquem no lugar dele, um médico, um engenheiro, um advogado…E mirem no exemplo dele, para que sejam vencedores em suas carreiras e que elas, sejam tão duradouras quanto a dele. “O que você vai ser, quando você crescer?”

BIOGRAFIA
Goulart de Andrade

Filho da cantora Elisinha Coelho, Goulart de Andrade iniciou sua carreira na antiga TV Rio, em 1955, no programa Preto no branco.Produziu e dirigiu os mais variados programas desde então, em praticamente todas as emissoras brasileiras, com destaque para o Brasil 63, de Bibi Ferreira, na TV Excelsior, e as fases iniciais do Fantástico e do Globo Repórter, na década de 70.
Em 1978 cria o Plantão da Madrugada, na Rede Globo, que, depois de seu desligamento da emissora, seria recriado pela sua produtora e exibido em várias emissoras, com o nome de Comando da Madrugada (rebatizado de Comando da Noite, devido à mudança de horário em 2007), um programa que mescla entrevistas com reportagens, atualmente exibido pela Rede Bandeirantes.Sua produtora independente, a Produtora Goulart de Andrade também criaria outros programas de reportagem, como 23ª Hora (Gazeta, 1980/82), Eu Sou o Repórter (SBT, 1988/89) e a primeira fase do Repórter Record (1999-2001), atualmente produzido pela própria emissora, não mais terceirizado. Atualmente, apresenta o programa que leva o seu nome, na Record News aos sábados a partir das 23h30.
Categorias: Sem categoria

Deixe um comentário

